Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop

Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Imagem 2 de 22Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Imagem 3 de 22Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Imagem 4 de 22Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Imagem 5 de 22Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Mais Imagens+ 17

Puri Indah, Indonésia
  • Arquiteto Responsável: Realrich Sjarief
  • Equipe De Projeto Equipe De Projeto: Bambang Priyono, Tatyana Kusumo, Miftahuddin Nurdayat, Rio Triwardhana, Suryanaga, Anton Suryanto, Andhang Trihamdhani, Emmy Ulfah, Randy Abimanyu, Septrio Effendi. Bambang Priyono, Tatyana Kusumo, Miftahuddin Nurdayat, Rio Triwardhana, Suryanaga, Anton Suryanto, Andhang Trihamdhani, Emmy Ulfah, Randy Abimanyu, Septrio Effendi.
  • Construtora Principal: > O + Workshop
  • Supervisor: Sudjatmiko and Singgih Suryanto
  • Diretor Da Obra: Endhang Syamsuddin, Bonari Ari Dzaki
  • Engenharia Estrutural: John Djuhaedi
  • Carpintaria : Syarifuddin pudin
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Bambang Priyono, Andi, Karim e Hamim
  • Paisagismo: Sr. Wirawan e família
  • Líderes Equipe Desenhos E Ilustração: Miftahuddin Nurdayat, Tatyana Kusumo
  • Equipe Desenhos E Ilustração: Teddie Gunawan Wijaya, Eunike Nathania, Raranisa Raras.
  • Design De Interior: Mondrich Syarief e Karina tjandra, Studio PIU
  • Cidade: Puri Indah
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Imagem 11 de 22
© Eric Dinardi - bacteria photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Puri Indah, na região oeste de Jacarta, a residência tropical cria um espaço íntimo de entrada através do vazio no jardim, na sala de estar, biblioteca e jardim no terraço.

Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Imagem 5 de 22
© Eric Dinardi - bacteria photography

"Quero uma casa. Uma casa de descanso para relaxar com a minha família", explica o proprietário, Sr. Wirawan, na primeira conversa com Realrich Sjarief. Situada na, cada vez mais povoada, zona oeste de Jacarta, a residência de 500  metros quadrados ocupa um terreno de 450. Pode-ser dizer que a residência é pouco visível, mas sua fachada de madeira exposta confere ao projeto um aspecto humilde. 

Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Imagem 15 de 22
Planta
Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Imagem 19 de 22
Corte

A arquitetura da casa aberta e tropical separa o serviço no térreo, erguendo a construção com uma sala de estar e dormitório principal no primeiro pavimento e dormitório para três filhos no segundo pavimento. A composição é formada pelo desenho de várias pequenas paisagens que emolduram as vistas desde os espaços íntimos, desta maneira o calor é reduzido em frente a abertura no eixo norte-sul, enquanto as aberturas das claraboias e as janelas permitem ventilação e luz. A residência possui uma área de recepção um salão multiuso. A cozinha também assume um papel importante no desenho final, que é resultado de ajustes baseados nos hábitos domésticos dos proprietários. O único espaço fechado no segundo pavimento é o estúdio de Wirawan, que funciona como uma biblioteca. No hall de entrada, simples e iluminado, está a escada e as obras e arte, posicionadas no próximo espaço, na continuação da área de recepção. O segundo nível abriga os espaços privados. No final do corredor existem dois dormitórios para suas filhas, equipados com um banheiro e um closet. Uma área exterior para um chuveiro forma parte do banheiro e a superfície que conecta a área interior e exterior é de vidro transparente. O material utilizado neste edifício foi eleito em conjunto com melhores carpinteiros disponíveis em Jacarta. 

Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Imagem 9 de 22
© Eric Dinardi - bacteria photography

Cinco tipos de madeira da região foram utilizados em função de suas características únicas. Em primeiro lugar, a madeira de pinos seca de 180 mm x 30 mm x 3000 mm para la fachada e de 85 mm x 10 mm x 3000 mm para a cobertura. A madeira de pinos foi eleita devido sua durabilidade e leveza. A madeira de ferro está em segundo lugar, é um material reutilizado e duradouro, utilizado, geralmente, para os barcos Phinisi e, combinada com a madeira Bengkirai, que é mais econômica, é utilizada para o menor espaço transitável no interior e terraços ao ar livre. Isto se deve a sua textura, durabilidade e preço. A madeira de teca é utilizada para a área do dormitório principal, biblioteca e hall.  A madeira de merbau de 300 mm x 480 mm x 2800 mm é utilizada para as portas devido sua tolerância a expansão e também é o material disponível em Jacarta. 

Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Imagem 2 de 22
© Eric Dinardi - bacteria photography

Um dormitório, banheiro e salão multiuso unidos por um corredor que conduz a um espaço aberto ao lado do vazio que leva a escada articula as circulações horizontais e verticais. O projeto conta com captadores de água que será reutilizada para o jardim. A coleta de águas da chuva é cada mais comum em outros países, entretanto, é uma prática ainda muito distante na Indonésia. Conferiu-se especial atenção no jogo de luzes e sombras por meio da combinação de materiais e luz artificial e natural, que foi fundamental para o desenho e evoca a quietude de uma casa de descanso. 

Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop - Imagem 12 de 22
© Eric Dinardi - bacteria photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Wirawan / Realrich Architecture Workshop" [Wirawan House / Realrich Architecture Workshop] 23 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799844/residencia-wirawan-raw-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.